Uncategorized Edgar Martins

Princípios da Psicologia Budista

buddha-and-mudra

“Os ensinamentos budistas não são uma religião, eles são uma ciência de mente”. O Dalai Lama.

I – Quem Você Realmente é?

10-frases-budista-2

  1. Nobreza: nossa bondade original.Ver a nobreza interna e a beleza de todos os seres.
  2. Abraçando o mundo com bondade: uma psicologia da compaixão. A compaixão é a nossa natureza mais profunda. Ela surge de nossa interconexão com todas as coisas.
  3. Quem olha no espelho? A Natureza da Consciência.Quando deslocamos a atenção da experiência expansiva que conhece, a sabedoria surge.
  4. As colorações da consciência. Reconheça os estados mentais que ocupam a consciência. Troque os estados não saudáveis por estados saudáveis.
  5. A misteriosa ilusão do eu. Nossas idéias do eu são criadas pela identificação. Quanto  menos nos apegarmos a idéias do eu, mais livres e felizes seremos.
  6. Do universal ao pessoal: uma psicologia do paradoxo. Nossa vida tem uma natureza universal e pessoal. Ambas as dimensões devem ser respeitadas se quisermos ser felizes e livres.

II – Atenção Plena: o Grande Remédio

img-cuidadores-idosos

  1. O poder libertador da atenção plena. A atenção cuidadosa a qualquer experiência é liberadora. A atenção plena traz perspectiva, equilíbrio e liberdade.
  2. Este precioso corpo humano. A atenção consciente do corpo permite que vivamos plenamente. Ela traz cura, sabedoria e liberdade.
  3. O rio dos sentimentos. A sabedoria conhece quais os sentimentos que estão presentes, sem se perder neles.
  4. A mente contadora de histórias. Os pensamentos geralmente são unilaterais e incorretos. Aprenda a se tornar consciente dos pensamentos, em vez de ficar perdido neles.
  5. O inconsciente antigo. Há um inconsciente pessoal e um universal. Voltar a atenção para o inconsciente traz entendimento e liberdade.

III – Transformando as Raízes do Sofrimento

   frases_de_buda

  1. Tipos de personalidade. Os padrões não saudáveis da nossa personalidade podem ser reconhecidos e transformados em uma expressão saudável de nosso temperamento natural.
  2. A transformação do desejo em abundância. Existem desejos saudáveis e desejos não saudáveis. Saiba a diferença. Depois encontre a liberdade no medo deles.
  3. Além do ódio até um coração não litigioso. Se nos apegarmos à raiva ou ao ódio, ao medo, sofreremos. É possível responder de modo intenso, sábio e compassivo, sem ódio nem medo.
  4. Da Ignorância à Sabedoria: despertando do sonho. A ignorância entende mal o mundo e esquece quem nós somos. A ignorância dá origem a todos os estados não saudáveis. Liberte-se da ignorância e enxergue com sabedoria. IV – Encontrando a Liberdade
  5. Sofrendo e abrindo mão do sofrimento. A dor é inevitável. O sofrimento não é. O sofrimento surge da avidez. Abra mão da avidez e liberte-se do sofrimento.
  6. A bússola do coração: intenção e karma. Fique atento à intenção. A intenção é a semente que cria o nosso futuro.
  7. Visão Sagrada: Imaginação, Ritual e Refúgio. Aquilo que visualizamos repetidamente muda o nosso corpo e nossa consciência. Visualize a liberdade e a compaixão.
  8. Behaviorismo com o Coração. O que pensamos inúmeras vezes molda o nosso mundo. Motivado pela compaixão, substitua os pensamentos não saudáveis pelos saudáveis.
  9. Concentração e as dimensões Místicas da Mente. O poder da concentração pode ser desenvolvido por meio do treinamento interno. A concentração abre a consciência para profundas dimensões de cura e compreensão.

V Incorporando o Coração Sábio

buda

  1. Uma psicologia da Virtude, Redenção e Perdão, Virtude e integridade são necessárias para a genuína felicidade. Proteja a sua integridade com cuidado.
  2. O Bodhisattva: cuidando do mundo do perdão é tanto necessário como possível. Nunca é tarde demais para encontrar o perdão e começar novamente.
  3. A Sabedoria do Caminho do Meio. Não existe separação entre interior e exterior, eu e outro. Cuidando de nós mesmos, nós cuidamos do mundo. Cuidando do mundo, nós cuidamos de nós mesmos.
  4. O Coração Desperto é o caminho do meio é encontrado entre todos os opostos. Permaneça no meio e encontre o bem-estar onde quer que você esteja.
  5. Solte as opiniões, livre-se dos pontos de vista. Abra-se ao mistério.
  6. Um coração apaziguado dá origem ao amor. Quando o amor encontra o sofrimento, ele se transforma em compaixão. Quando o amor encontra a felicidade, ele se transforma em alegria.

 

admin-ajax

 

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!