Todos os Artigos Edgar Martins

RUTILO Aprenda Mais sobre Este Mineral

1031incl5

 O rutilo ou rútilo é um mineral composto de dióxido de titânio , TiO2, sendo um dos três polimorfos de TiO2:

  -Rutilo, um mineral usualmente tetragonal de hábito prismático, geralmente com cristais maclados;

  -Anatase ou octaedrita , um mineral tetragonal de hábito octaédrico, e Brookita, um mineral ortorrômbico.

  -A anatase e a brookita são minerais relativamente raros.

         Também conhecido como Titânio, o Rutilo transmite uma vibração etérea a qualquer cristal no qual esteja incluído, isto é, ele “cresce” dentro de outro cristal, normalmente o Quartzo. Esta inclusão pode ser vista tanto numa face externa ou através da transparência do Quartzo. Quando isso acontece,  o Rutilo irradia energia concentrada e amplificada pelo Quartzo que o rodeia. O Rutilo ou Quartzo Rutilado,  melhora as viagens astrais e o contato com os anjos através de sua sintonia com o Divino. Ele age diretamente sobre o âmago da situação que estamos vivendo, obrigando-nos a lidar com ela.Espiritualmente, o Rutilo aprimora a intuição, indica as direções em seu caminho antes mesmo de você as perceber e destaca as melhores opções. Frequentemente encontrado em Quartzos Cabelo de Anjo,o Rutilo,  psicologicamente, cura doenças psicossomáticas, indo direto à raiz de um problema. Ele aponta causas cármicas de doenças crônicas e reprograma a memória celular. Colocada no chacra sacral ou Dan-Tien (fonte de sabedoria primordial e energia vital que todos temos), o Rutilo neutraliza os problemas sexuais que possuem sua origem em vidas passadas, levando essas condições causadoras dos problemas em questão para a percepção consciente, possibilitando a liberação e reprogramação dessas condições.
O rutilo é encontrado como mineral acessório em algumas rochas ígneas alteradas, e em certos gnaisses e xistos cristalinos. Nos grupos de cristais aciculares é frequentemente encontrado incrustado no quartzo como no “fléches d’amour” de Grisons, Suíça. Pequenas agulhas de rutilo encontrado em algumas gemas são responsáveis pelo fenômeno ópticos denominado asterismo, que aparece em safiras, rubis e outras pedras preciosas.
Descoberto por Werner em 1803, ele deve seu nome ao latim “rutilus” que quer dizer vermelho, em referência a cor vermelha profunda encontrada em alguns espécimes quando vistos sob a luz..Ele é um oxido de titânio como a broquita e a anatasio que cristalizam em sistemas cristalinos diferentes.A variedade bibrosa formando finas agulhas era chamada sagenita.

T-RUT2b (1)

     O rutilo é responsavel do fenômeno de asterismo nas outras pedras preciosas.Os “quartzos com rutilo” são chamados com “cabelos de anjos” ou “cabelos de vênus” pois as finas agulhas amarelas de rutilo preenchem o quartzo transparente e parecem cabelos loiros dispersados no quartzo.
O rutilo tem uma fratura subconcoidal, é frágil, com dureza 6 a 6,5 , densidade relativa 4,1 a 4,2 , brilho metálico a adamantino, geralmente de cor marrom ou vermelho, algumas vezes, amarelo, azul ou violeta. É transparente a opaco. O rutilo natural é geralmente opaco ou vermelho muito escuro. O rutilo pode conter até 10% de ferro. O rutilo é a forma mais estável de dióxido de titânio e é produzido em temperaturas mais altas, com a brookita formando-se em temperaturas mais baixas e, a octaedrita, em temperaturas ainda mais baixas.
Quando finamente moído o rutilo é usado como um brilhante pigmento branco , utilizado em tintas, plásticos, papel, alimentos e outras aplicações que requerem uma cor branca brilhante. Os pigmentos de dióxido de titânio são a principal aplicação do titânio a nível mundial, pois não é, para já, economicamente viável a produção de titânio metal a partir do rutilo. Nanopartículas de rutilo são transparentes para a luz visível mas altamente refletoras de luz ultravioleta sendo por isso usadas no fabrico de protetores solares. Uma variedade sintética praticamente incolor, designada por titânia, é comercializada como substituto de diamante.

 Local de extração: Encontrada na França, na Ariège, na Bretanha. Também no Brasil associado à hematita ou no interior dos quartzos com inclusão, em Madagascar, na China, no Paquistão

Gemas aproximativas: Cassiterita , Titanita , Zircão

Hábito – Prismático, acicular, maciço, compacto

Clivagem – Distinta {100}, {110} (clivagem por vêzes pouco nitido)

Cor principal : vermelho

Outras cores : castanho, amarelo, preto

Cor do traço : castanho, amarelo

Brilho : diamantado

Dureza : 6.0 à 6.5

Densidade : 4.20 à 4.30

Fratura : concoide, irregular

Associação – Associado a quartzo, micas titaníferas, feldspatos, hornblendas

Signos: Aries, Touro, Escorpião e gêmeos

CHAKRA: Quarto cardíaco

Ele agiria ao nível do chacra coronal e teria um papel amplificador das ações das outras pedras. Ele traria força, dinamismo, resistência ao organismo. Dizem que ele reflete as ondas negativas para as devolver ao transmissor.

        O quartzo com rutilo seria uma pedra proteção contra as ondas maliciosas, ele traria harmonia e estabilidade, tornaria franco e independente, fovoreceria a expressão de nossa vontade.

       Os aspectos etéreos do Rutilo trazem força para o amor, facilidade para as transições, crescimento de todas as vias de desenvolvimentos desejados, da razão, da calma e da ordem. Ele é utilizado para cura e equilíbrio da aura, repelindo as energias negativas. Estabiliza relações, o casamento, processos mentais e desequilíbrios físicos e emocionais.

         O Rutilo nos permite perceber que todas as pessoas compartilham os poderes do Universo, as energias do planeta e a compreensão de mundos avançados. É considerado cristal da verdade e, sendo assim, promove auto-conhecimento sendo que o auto-descobrimento significa encontrar a verdade interior sobre nós mesmos, nossos objetivos e destino. Ele também promove um melhor auto- entendimento , como também, dos outros pois, ao nos entendermos melhor,  aprendemos a entender melhor os outros.

quartz-sphere_white-rutile

         Este cristal de brilho metálico e cristalino, protege contra as mentiras, contra as forças do mal, e incentiva o crescimento espiritual. Oferece proteção contra distúrbios psíquicos e acredita-se que tenha a capacidade de neutralizar as influências negativas, inclusive aquelas que tem origem em vidas passadas. Visualmente, o Rutilo ou Quartzo Rutilado, é extremamente atraente. Pode-se observar em seu interior, agulhas de rutilo dourado, vermelho ou marrom. São essas inclusões maravilhosas, como delicados fios de cabelo,  que fazem do Rutilo  uma pedra tão especial.

         As inclusões de Rutilo ajudam a melhorar as propriedades metafísicas do Quartzo, seu “anfitrião”. A combinação desses dois minerais, aumentam ainda mais as propriedades metafísicas do versátil e poderoso Quartzo, pois torna-se em uma importante ferramenta para fins de auto-cura e da cura espiritual. Ele auxilia a amenizar a depressão e a solidão, proporcionando novos rumos para a vida e ampliando a criatividade.

         O Quartzo Rutilado retarda os processos que levam ao envelhecimento e equilibra o sistema imunológico. É uma pedra considerada tão forte que muitos acreditam que cure os efeitos da exposição à radiação. Ele oferece força pessoal, originalidade e auxilia na cura da insônia. O Rutilo, também, elimina medos, ansiedade, fobias, raiva,  abre a aura e permite o processo de auto-cura. Por sua capacidade de absorver as negatividades, o Quartzo Rutilado é muito útil nas práticas de limpeza da aura.

CONSCIÊNCIA RENASCIMENTO fb1aadec

          É muito benéfico quando colocado sobre o chacra do plexo solar para energia acumulada, no chacra da garganta para trabalhar sobre a tireoide e no chacra do coração para a obtenção de impulsos espirituais e energia . Se você estiver cercado de pensamentos sombrios e de mau humor, o Rutilo é a escolha certa para você. Pode ser usado em combinação com outros cristais para enfatizar as boas energias, sendo que o Quartzo Rutilado de cor dourada é capaz de integrar energias em todos os níveis. É uma pedra de cura extraordinária que ilumina a alma e, ao filtrar as energias negativas, remove a maioria das barreiras da vida espiritual.

Muita Luz, Gratidão

Edgar Martins

IMPERDÍVEL,CADASTRE-SE AGORA E GARANTA SUA VAGA

Curso Básico – A Era dos Cristais 5.0
Essa quinta versão do curso iniciará na próxima segunda feira, dia 29/05.
Prepare-se para uma viagem completo rumo a gruta dos cristais.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTEhttp://escolaflordavida.com/aeradoscristais/

Fonte: https://www.cristaisdecurvelo.com.br/pages/RUTILO-Aprenda-Mais-sobre-Este-Mineral.html

Logo Escola Flor da Vida II cópia

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!