A Mente Sobre a Matéria, Consciência e a Natureza da Realidade Parte II
Filosofias cosmológicas antigas – Tudo é mente
Muito antes de nossa era científica atual, e por muito mais tempo, havia muitas culturas com uma visão muito diferente do cosmos. Eles viam o universo como inteligente e vivo em sua própria estrutura; eles pensavam no cosmos como uma grande mente, e que nossa realidade terrena era em certo sentido uma grande ilusão. A filosofia continua explorando a natureza da realidade e da consciência e debate muitas perspectivas alternativas. Entre as escolas de pensamento contemporâneas, há aquelas que ressoam com a antiga ideia de que “tudo é mente”. Essa ideia não foi perdida completamente.
“O fluxo de conhecimento está caminhando para uma realidade não mecânica; o universo começa a parecer mais um grande pensamento do que como uma grande máquina. A mente não mais parece ser um intruso acidental no reino da matéria, devemos antes considerá-la como criadora e governadora do reino da matéria. Supere isso e aceite a conclusão indiscutível. O universo é imaterial-mental e espiritual.” (Sir James Jeans, de Physicist).
A ciência nasceu da filosofia, mas ela seguiu seu caminho à parte – a ciência se concentrando em como as coisas funcionam e FATOS e filosofia focalizando o SIGNIFICADO.
A ciência moderna nos faria acreditar que a vida, a consciência e a inteligência de algum modo emergiram das mecanizações do universo por acaso aleatório, por mais improvável que fosse.
O campo de energia primordial e o surgimento da consciência
A ciência moderna está começando a compreender que tudo é energia e está se movendo em direção a uma teoria do campo energético unificado, mas ainda não tem ideia de quão profunda é a “toca do coelho”.
Exatamente como a consciência poderia emergir no campo energético não é clara, mas um ramo da informação e da teoria computacional pode finalmente ter a resposta.
Para um relato muito interessante das descobertas científicas que têm se desdobrado nos últimos vinte anos ou mais relacionadas ao campo energético e suas conexões com a consciência, consulte o livro
Tudo é energia e pensamentos são energia
De acordo com Guy Needler, em seu livro A História de Deus, a consciência emergiu em uma pequena parte do campo energético universal e gradualmente aumentou em consciência até que fosse totalmente consciente. Naquele momento, decidiu explorar o que era experimentando o que poderia fazer. Rapidamente percebeu que seus pensamentos criaram padrões de energia no campo em que ela existia. Também descobriu que ela poderia dividir sua consciência e ponto focal de consciência em muitas partes menores e perceber de muitas perspectivas diferentes ao mesmo tempo. Cada um de nós é uma dessas divisões. Somos todos segmentos da consciência universal e estamos experimentando tudo o que estamos experimentando.
Na mente universal, os pensamentos são padrões de energia, e esses padrões de energia são tudo o que vemos – luz, matéria, galáxias, estrelas, planetas – e tudo o que não podemos ver. E há muito mais acontecendo na parte que não podemos ver do que a maioria de nós imagina. O espaço que pensamos como o Universo único, e com uma realidade, na verdade contém muitas realidades paralelas, que são frequentemente referidas como dimensões ou planos da realidade.
Como a consciência-fonte está criando tudo o que há nela, pensamentos e cada um de nós é um fio da consciência-fonte, nossos pensamentos também são criativos. Não percebemos isso porque nos esquecemos do que somos, mas estamos criando nossa realidade com nossos pensamentos, numa base individual e coletiva, o tempo todo. Isso não é óbvio porque nossos pensamentos são erráticos e indisciplinados, por isso nossa criação é indireta e incoerente. Se abraçarmos nosso poder criativo e conscientemente dominarmos nossos pensamentos, começaremos a criar coerentemente. E então ficará óbvio que estamos de fato criando nossa realidade e começaremos a criar a vida de nossos sonhos e coletivamente o mundo dos nossos sonhos.
“Uma conclusão fundamental da nova física também reconhece que o observador cria a realidade. Como observadores, estamos pessoalmente envolvidos com a criação de nossa própria realidade. Os físicos estão sendo forçados a admitir que o universo é uma construção “mental”. (RC Henry, professor de física e astronomia).
O caminho de dentro para uma jornada
Tudo o que é – as galáxias, estrelas, planetas, luz, matéria, você e eu – tudo o que podemos ver, e tudo o que não podemos ver é o funcionamento interno da mente cósmica – o universo é consciente em seu próprio tecido, e nós estamos dentro disso! Essa consciência, de fato, abrange muitos universos e um grande número de realidades paralelas. É a fonte de tudo o que é, incluindo nossa própria consciência e a de toda entidade sensível no universo.
Nós existimos em uma paisagem mental, um reino de idéias manifestadas. Nós existimos dentro de uma mente cósmica que está criando uma infinidade de ambientes e experiências para explorar todas as possibilidades da existência e expandir sua compreensão de si mesmo. São todas as construções do pensamento dentro da mente cósmica. Você é um constructo que chamamos de pessoa e está dentro de uma construção que chamamos de universo e mundo. Você é um veículo pelo qual a consciência da fonte está passando. Você é uma abertura que está sendo usada para visualizar e experimentar um dos muitos ambientes que ela criou.
Você é um ponto focal da consciência – da consciência da fonte, olhando de dentro de um dos seus próprios pensamentos e experimentando-os.
“Somos todos uma consciência experienciando-se subjetivamente, não existe morte, a vida é apenas um sonho e somos a imaginação de nós mesmos.” (Bill Hicks).
“Tudo o que vemos ou vemos, é apenas um sonho dentro de um sonho.” (Edgar Allen Poe)
A mente universal é infinita, e o que Ela pode Criar é Ilimitado
O universo é infinito simplesmente porque é um espaço conceitual, um reino de idéias e imaginação, o que o torna inerentemente ilimitado. O que ele pode criar é limitado apenas pela sua imaginação e sua imaginação é ilimitada.
“A lógica te levará de A para B. A imaginação te levará a todos os lugares.” (Albert Einstein).
Cada um de nós é parte dessa mente infinita, e todos nós potencialmente exercemos seu poder criativo ilimitado porque somos eles. A única coisa que nos limita são nossas crenças e imaginação! Acorde com o que você realmente é e se surpreenda com o que você pode criar.
Muita Luz,
Edgar Martins
Fonte: RAFAEL JOSÉ PÔNCIO / https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/espiritualidade/a-mente-sobre-a-materia-consciencia-e-a-natureza-da-realidade-53441.html
Seja o primeiro a comentar!