Todos os Artigos Edgar Martins

Buda Sakyamuni Por que o Buda histórico é chamado “Shakyamuni”?

Embora muitas vezes falemos de “Buda”, existem muitos budas no budismo. Além disso, muitos Budas vêm com muitos nomes e formas e múltiplos papéis. A palavra “Buda” significa “aquele que despertou” e, na doutrina budista, “qualquer acréscimo, a palavra Buda é freqüentemente usada para se referir ao Buda.” Mas é claro que existe uma figura histórica que normalmente é considerada o Buda.

O Buda Shakyamuni é um nome dado ao Buda histórico, especialmente no Budismo Mahayana. Sakyamuni, ele ou ela nasceu em Shakyamuni. Essa pessoa, depois de sua iluminação, também é chamada Gautama Buddha.

No entanto, as pessoas falam, falam e falam e falam de Shakyamuni como uma figura mais transcendente. Especialmente se você é novo no budismo, isso pode ser confuso. Vamos dar uma olhada no Buda Shakyamuni e seu papel no budismo.

O Buda Histórico
O futuro Buda Sakyamuni, Siddhartha Gautama, que nasceu no século V ou VI aC, no que hoje é o Nepal. Embora os historiadores acreditem que há uma pessoa, grande parte da história de sua vida está envolta em lendas e mitos.

Segundo a lenda, Siddhartha Gautama era filho de um rei e, como jovem e jovem adulto, viveu uma vida protegida e mimada. Aos 20 e poucos anos, ficou chocado ao ver a doença, a velhice e a morte pela primeira vez, sentiu tal pavor que resolveu abicar de sua primogenitura real para buscar a paz de espírito.

Depois de várias falsas tentativas, Siddhartha Gautama acabou por se instalar determinadamente em profunda meditação sob a famosa árvore Bodhi situada em Bodh Gaya, no Nordeste da Índia, e recebeu a iluminação, mais ou menos na idade de 35. Deste ponto em diante ele que passou a ser chamado de Buda, o que significa “Aquele que despertou” Ele passou o resto de sua vida ensinando e morrendo por volta dos 80 anos de idade, alcançando o Nirvana. Mais sobre a vida do Buda pode ser lido em A Vida do Buda.

Sobre o Shakya
O nome Shakyamuni é sânscrito para “Sábio do Shakya”. Siddhartha Gautama nasceu na cidade de Kapilavatthu, no atual Nepal, por volta de 700 aC. Gautama Maharishi, de quem eles levaram o nome de Gautama, eram descendentes de um sábio védico muito antigo chamado Gautama Maharishi. Há um pouco de documentação legítima do clã Shakya que pode ser encontrada fora dos textos budistas, então parece que o Shakya não foi apenas uma invenção dos contadores de histórias budistas.

Se de fato Siddhartha é o herdeiro do rei Shakya, como as lendas sugerem, sua iluminação pode ter desempenhado um pequeno papel na queda do clã. O príncipe tinha casado e era pai de um filho antes desse ter deixado sua casa para buscar a sabedoria, mas o filho, Rahula, eventualmente, discípulo de seu pai e um monge celibatário, assim como muitos jovens da nobreza Shakya, isso é o que teria ocorrido de acordo com a Tipitaka.

As primeiras escrituras dizem que o Shakya e outro clã, os Kosala, estavam há muito tempo em guerra. Um acordo de paz foi selado quando o príncipe herdeiro de Kosala se casou com uma princesa Shakya. No entanto, a jovem enviada pelo Shakya para se casar com o príncipe era na verdade uma escrava, não uma princesa – um engano que não durou muito tempo. O casal teve um filho, Vidudabha, que jurou vingança quando soube da verdade sobre sua mãe. Ele invadiu e massacrou os Shakya, então anexou o território de Shakya ao território de Kosala.

Isso aconteceu perto do tempo da morte do Buda. Em seu livro, Confissões de um Ateísta Budista de Stephen Batchelor, apresenta um argumento bastante plausível de que o Buda foi envenenado por ser eleo membro sobrevivente mais proeminente da família real Shakya.

O Trikaya
De acordo com a doutrina Trikaya do Budismo Mahayana, um Buda tem três corpos, chamados dharmakaya, Samb Hoga kaya e Nirvana kaya. O corpo do Nirvana kaya também é chamado de corpo de “emanação” porque é o corpo que aparece no mundo fenomenal. Sakyamuni é considerado um Nirvana kaya Buddha porque ele nasceu, andou na terra e morreu.

O corpo samghogakaya é o corpo que sente a felicidade da iluminação. Um Samb Hoga kaya Buda é purificado da impureza e está livre do sofrimento, mas ainda mantém uma forma distinta.O corpo do dharmakaya está além da forma e da distinção.

Os três corpos são na verdade um só corpo, no entanto. Embora o nome Shakyamuni seja geralmente associado apenas ao corpo do Nirvana kaya, ocasionalmente em algumas escolas. Sakyamuni é falado como todos os corpos de uma só vez.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é budadourado.jpg

Você já assistiu a aula sobre o Mantra Sagrado Om Mani Padme Hum. Na prática ele é capaz de eliminar as dores e sofrimentos internos da ganância, soberba, ciúmes, inveja, desejos, luxúria e ignorância.

Nesse mantra está contido todos os 84 mil ensinamentos de Buda.

Para você receber a iniciação de um mantra você tem que repetir 144 mil vezes.

E nesta aula de hoje você vai receber e vai aprender como utilizar na prática.

>>>ASSISTA AQUI A AULA<<<

Aproveite o fim de semana para estudar está aula, pois no domingo a noite ela será retirada do ar.

Muita Luz,

Edgar Martins

Fonte: https://www.thoughtco.com/shakyamuni-buddha-449787 Tradução: Mauricio Coimbra

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!