DAINICHI NYORAI – O BUDA CÓSMICO

o Buda Dainichi (Vairocana ou Maha Vairocana ) é o buda principal das vertentes esotéricas do budismo no Japão. O Budismo Esotérico (Vajrayana) é chamado Mikkyo no Japão. É seguido de forma mais presente que Buda Shakuamuni. Ele é considerado o Buda Cósmico, a divindade suprema de Mikkyo. Antes do surgimento das vertentes esotéricas, era dado o nome de Birushana. Em 752DC ergueram uma estátua gigantesca em Nara – Nara Daibutsu (Grande Buda de Nara), que é uma representação de Birushana.
A tradução directa de DAINICHI BUDA é “Grande Buda Sol”. O termo sânscrito Vairocana significa “O luminoso” ou “personificação da luz” ou “pertencente ou proveniente do sol”. Vairocana representa o corpo espiritual essencial do Buda, semelhante à luz que entra em todos os espaços. Dainichi Nyorai é a divindade central entre os cinco Tathagata (Godai Nyorai). Os quatro nyorai que rodeiam Dainich representam cada um dos pontos cardeais. Os Mensageiros de dainichi são o Myo-o e ele é o Guardião ddos que nascem no Ano da Cabra e do Macaco .
O MUDRA DE DAINICHI NYORAI

O mudra de Dainichi é o Mudra dos seis elementos (Chiken -in), também chamado de Punho do Conhecimento. Neste mudra o dedo indicador da mão esquerda é apertada pelos cinco dedos da direita. Este mudra simboliza a unidade dos cinco elementos do mundo – terra , água, fogo , ar/vento e éter/vazio – com consciência espiritual.
A PALAVRA SEMENTE
A palavra semente do Buda Dainichi Nyorai é o “a”, que é a primeira palavra do alfabeto. No budismo Shingon é muito comum meditar-se sobre a letra a.
TÍTULOS DE DAINICHI NYORAI
- Buda cósmico
- Buda Cósmico, o Buda da Vida Cósmica
- Grande Iluminado, Grande Iluminador Universal
- O todo abrangente Buda, O todo abrangente Senhor do Cosmos
- Força da Vida, que ilumina o Universo
- Espalhador de Luz em todas as direcções
- Grande Buda Solar da Luz e Verdade
- Grande Buda Sol, O resplandecente
- Pregador radiante, O iluminado
Vairocana no budismo tibetano
No tantra tibetano, Vairocana representa uma espécie de onisciência e onipresença. O falecido Chogyam Trungpa Rinpoche escreveu:
“Vairocana é descrito como o buda que não tem costas e frente; ele é visão panorâmica, todo impregnado sem noção centralizada.
Então Vayrocana é freqüentemente personificada como uma figura meditativa com quatro faces, percebendo simultaneamente todas as direções … O todo O simbolismo de Vairocana é a noção descentralizada de visão panorâmica, tanto o centro quanto a franja estão em toda parte.
É a completa abertura da consciência, transcendendo o skandha da consciência. [ O Livro Tibetano dos Mortos , tradução de Freemantle e Trungpa, pp. 15-16]
Muita Luz,
Edgar Martins
Fonte:
https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/02/dainichi-nyorai-o-buda-cosmico/

Seja o primeiro a comentar!