DAINICHI NYORAI – O BUDA CÓSMICO

o Buda Dainichi  (Vairocana ou Maha Vairocana ) é o buda principal das vertentes esotéricas do budismo no Japão. O Budismo Esotérico (Vajrayana) é chamado Mikkyo no Japão. É seguido de forma mais presente que Buda Shakuamuni. Ele é considerado o Buda Cósmico, a divindade suprema de Mikkyo. Antes do surgimento das vertentes esotéricas, era dado o nome de Birushana. Em 752DC ergueram uma estátua gigantesca em Nara – Nara Daibutsu (Grande Buda de Nara), que é uma representação de Birushana.

A tradução directa de DAINICHI BUDA  é “Grande Buda Sol”. O termo sânscrito Vairocana significa “O luminoso” ou “personificação da luz” ou “pertencente ou proveniente do sol”. Vairocana representa o corpo espiritual essencial do Buda, semelhante à luz que entra em todos os espaços. Dainichi Nyorai é a divindade central entre os cinco Tathagata (Godai Nyorai). Os quatro nyorai que rodeiam Dainich representam cada um dos pontos cardeais. Os Mensageiros de dainichi são o Myo-o e ele é o Guardião ddos que nascem no Ano da Cabra e do Macaco .

O MUDRA DE DAINICHI NYORAI

Resultado de imagem para mudras DAINICHI NYORAI

O mudra de Dainichi é o Mudra dos seis elementos (Chiken -in), também chamado de Punho do Conhecimento. Neste mudra o dedo indicador da mão esquerda é apertada pelos cinco dedos da direita. Este mudra simboliza a unidade dos cinco elementos do mundo – terra , água, fogo , ar/vento e éter/vazio – com consciência espiritual.

A PALAVRA SEMENTE

a1

A palavra semente do Buda Dainichi Nyorai é o “a”, que é a primeira palavra do alfabeto. No budismo Shingon é muito comum meditar-se sobre a letra a.

TÍTULOS DE DAINICHI NYORAI

  • Buda cósmico
  • Buda Cósmico, o Buda da Vida Cósmica
  • Grande Iluminado, Grande Iluminador Universal
  • O todo abrangente Buda, O todo abrangente Senhor do Cosmos
  • Força da Vida, que ilumina o Universo
  • Espalhador de Luz em todas as direcções
  • Grande Buda Solar da Luz e Verdade
  • Grande Buda Sol, O resplandecente
  • Pregador radiante, O iluminado

Vairocana no budismo tibetano

No tantra tibetano, Vairocana representa uma espécie de onisciência e onipresença. O falecido Chogyam Trungpa Rinpoche escreveu:

“Vairocana é descrito como o buda que não tem costas e frente; ele é visão panorâmica, todo impregnado sem noção centralizada.

Então Vayrocana é freqüentemente personificada como uma figura meditativa com quatro faces, percebendo simultaneamente todas as direções … O todo O simbolismo de Vairocana é a noção descentralizada de visão panorâmica, tanto o centro quanto a franja estão em toda parte.

É a completa abertura da consciência, transcendendo o skandha  da consciência. O Livro Tibetano dos Mortos , tradução de Freemantle e Trungpa, pp. 15-16]

BUDA UNIVERSAL

Página de Inscrição:

https://escolaflordavida.com/budauniversal/

Muita Luz,

Edgar Martins

Fonte:
https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/02/dainichi-nyorai-o-buda-cosmico/

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!