Ganesha – O Removedor de Obstáculos Parte I

O que é Ganesha?
Ganesha é um símbolo para Deus presente na tradição védica e também utilizado pela religião hindu. Ele é caracterizado por ter uma cabeça de elefante e corpo de gente e também popularmente conhecido como Senhor dos obstáculos. É importante fazer essa distinção entre hindus e tradição védica porque com base nos Vedas dentro da Índia possuímos uma infinidade de seitas e religiões, sendo mais fácil definir a tradição védica do que o próprio hinduísmo. Ele está presente em todas as linhas religiosas e devocionais que se estruturam em torno dos Vedas e por isso é visto por toda Índia. Tradicionalmente todo altar possui uma forma de Ganesha e todo ritual, oração ou até mesmo os empreendimentos começam com uma oração para ele. Mas o que é Ganesha? O que ele representa?

Se levarmos em consideração que todas as religiões e grupos que existem hoje possuem no máximo dois mil anos com raras exceções, podemos dizer que Ganesha tem sido uma forma marcante na história da humanidade, acompanhando os Vedas ao longo das eras. Sua imagem não o coloca em disputas religiosas, pois ele não tem forma humana para disputar em caráter histórico e nem a forma de um animal que poderia ser descartada por críticos religiosos como uma adoração pagã. Assim com essa combinação curiosa ele vem cruzando as eras e atualmente na Índia ainda é a divindade ou forma de Deus mais popular. Pessoas no mundo inteiro se identificam com o sua forma. Em uma era preocupada com a estética e a aparência, um Deus com cabeça de elefante e corpo gordo como de uma criança é bem conveniente.

Como Deus é o criador de tudo, não estaria errado dizer que Ganesha é o senhor da fortuna ou do conhecimento, porém a tradição o apresenta predominantemente como aquele que é Vinayaka o senhor dos obstáculos. E esse jogo simbólico de representações é a beleza da tradição que faz com que Deus esteja presente em diferentes aspectos da vida com diferentes nomes.

Existem muitos textos que falam sobre Ganesha: muitos bhajans (músicas), kirtans (músicas para coro), japa mantras (pequenos mantras para repetição), stotrams (versos e poesias), puranas (histórias de caráter mitológico), e até mesmo uma upanishad (texto dedicado ao autoconhecimento) que carrega o seu nome – Ganapati atharva shirsha upanishad. Essa upanishad e a poesia chamada de sankatanashana ganesha stotram, são os textos mais famosos e tradicionais a respeito dessa forma.

Qual a história de Ganesha?
“As histórias mitológicas contam que Ganesha é filho de Shiva. Uma dia quando a esposa de Shiva, Parvati, estava se sentindo só, ela resolve criar um filho para lhe fazer companhia, Ganesha. Enquanto ela tomava banho ela pediu que o filho não deixasse ninguém entrar em casa. Porém, nesse dia, Shiva chegou mais cedo do que se esperava e brigou com o menino que o impedia de entrar na própria casa. Nessa briga o menino perde a cabeça para o tridente de Shiva. Quando a mãe vê, chora e explica o que aconteceu para o marido. Shiva lhe dá de volta a vida e para isso substitui sua cabeça com a do primeiro animal que aparece, um elefante…” As histórias de Ganesha são lindas e inspiradoras. Ele sempre tem um jeito astuto de resolver os problemas. Ele tem um irmão conhecido pelo nome de Kartekeya, ou Subhramanyam, que juntos fazem um monte de aventuras e proporcionam um ensinamento lúdico e simbólico. ( Continua Ganesha – O Removedor de Obstáculos Parte II)

Hinduísmo: conheça os principais deuses indianos e suas histórias ...

Conheça o Atman Reiki, nesse lindo sistema você será sintonizado as Energias de Ganesha , e das demais deidades hindus, Krishna Vishnu, Shiva, Durga, etc..

Segue o link de introdução a esse sistema: https://escolaflordavida.com/atman-reiki-1/

Muita Luz

Edgar Martins

Fonte:http://www.centroflordelotus.com.br/?apid=681&tipo=1&lg=0&wd=&titulo=Ganesha%20-%20O%20Removedor%20de%20Obst%E1culos

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!