OXÓSSI: O ORIXÁ REI DAS FLORESTAS E DA CAÇA

O Orixá Oxóssi representa as florestas, as caças, os animais, o sustento e a fartura. Filho de Iemanjá e Oxalá, ele provê a alimentação, por isso está em todas as refeições. Também é um Orixá ligado ao conhecimento, à cultura e à arte. Oxóssi é um caçador de energias positivas e boas influências.

Em sua origem na África, era considerado o protetor dos caçadores, daqueles que traziam sustento para casa. Hoje, ele protege especialmente as pessoas que saem todos os dias para trabalhar e também  trazem sustento para a casa. Na arte, se faz presente no momento que um artista pinta um quadro, um escultor confecciona uma escultura, na composição de uma música, dentre outros. Oxóssi promove a vontade de cantar, pintar, escrever, dançar, etc. Mas, ao mesmo tempo, é o deus da contemplação, da preguiça e do ócio.

UM POUCO MAIS SOBRE O ORIXÁ OXÓSSI

Oxóssi vive nas florestas e sua cor pode ser o verde, azul claro ou o prata. Os objetos utilizados em seu culto são o arco e flecha (ofá), facas, lanças, dentre outros instrumentos de caça. O dia da semana consagrado para Oxóssi é a quinta-feira e sua data comemorativa é 20 de janeiro. O Orixá Oxóssi foi sincretizado nas tradições da Igreja Católica com “São Sebastião”. A sincretização foi uma estratégia dos africanos, para manter o culto aos Orixás, no período em que eram perseguidos por isso.

Os filhos do Orixá Oxóssi são pessoas felizes, extrovertidas, rápidas e ágeis. Como os caçadores, eles preferem realizar atividades durante a noite. São certeiros e conseguem atingir seus objetivos. Costumam ser pessoas trabalhadoras e honestas. Não toleram mentiras, zelam pelos que amam e são muito fiéis.

Muita Luz,

Edgar Martins

Fonte:
http://www.wemystic.com.br/artigos/oxossi-umbanda-orixa/

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!