Todos os Artigos Edgar Martins

Saúde e Autoestima

A relação entre nossa saúde e o nível de autoestima que possuímos é um fato inegável. Quanto menor a confiança em si mesmo e em seu poder, mais angústia e ansiedade serão experimentados.

Estes sentimentos estão diretamente relacionados com a baixa imunidade. A capacidade do corpo físico de se defender de ameaças representadas por vírus e bactérias depende, essencialmente, de nosso estado emocional.

Por mais que muitos duvidem disto, a somatização das emoções através de desequilíbrios no corpo físico, é inegável. Nosso corpo responde de modo direto à forma como nos percebemos e como reagimos aos acontecimentos exteriores.

Se a confiança em nossos talentos e habilidades estiver fortalecida, esta sensação de poder se tornará a energia predominante em nós, tanto emocional quanto fisicamente.

De que modo podemos fazer com que nossa autoestima se torne sólida? A dimensão desta tarefa dependerá de como, em nossa formação, lidamos com essa questão.

Quanto mais cedo tomarmos consciência da importância de criar um sistema de crenças positivo, – em que os erros sejam encarados como meros instrumentos de aprendizado -, mais prontamente iremos nos livrar da insegurança.

Os resultados desta transformação se farão sentir não apenas em nossa saúde e vitalidade, mas em todas as ações que empreendermos na vida. Os sentimentos de realização, plenitude e paz serão a conseqüência natural deste processo.

Alcançar um estado de equilíbrio e harmonia deveria ser o objetivo básico de todo ser humano. Infelizmente, muitos ainda não se deram conta de que conquistá-los depende, fundamentalmente, da visão que têm de si mesmos.

“O primeiro indício da saúde de alguém é a sua aceitação de si mesmo… Todas as tentativas de nos encaixarmos nas molduras dos outros são sintomas de uma mente doente.

Os supostos ideais que são ensinados ao homem e as inspirações que lhe são dadas para que siga outros, não lhe permitem que se aceite a si mesmo – e então a sua jornada seguirá, desde o início, o rumo errado.

É por isso que digo: escolha-se, aceite-se, procure-se e desenvolva-se. Exceto ser a sua própria essência, não pode existir um ideal para ninguém”. Osho

Muita Luz,

Edgar Martins

Fonte: Elisabeth Cavalcante

https://www.somostodosum.com.br/artigos/autoconhecimento/saude-e-autoestima-16818.html

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!